A TRAÍRA (HOPLIAS SP.), OU LOBÓ,
É UM PEIXE CARNÍVORO DE ÁGUA DOCE, DA FAMÍLIA DOS CARACÍDEOS. A TRAÍRA PERTENCE A UM GRUPO DE CARACÍDEOS DESPROVIDOS DE NADADEIRA ADIPOSA, PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA FAMÍLIA.
TEM MARCADA PREDILEÇÃO POR SOMBRAS E ESCURIDÃO.
É UM PEIXE TERRITORIALISTA E CANIBAL; E QUE SE ESPALHA EM MEIO À VEGETAÇÃO MARGINAL.
DEVIDO ÀS CARACTERÍSTICAS CARNÍVORAS E À SUA PREDILEÇÃO PELAS SOMBRAS E ESCURIDÃO, O VOCÁBULO "TRAÍRA" TAMBÉM É UTILIZADO COMO GÍRIA (BRASIL) PARA IDENTIFICAR O INDIVÍDUO TRAIDOR, QUE AGE NAS SOMBRAS, SORRATEIRAMENTE DELATANDO OU PREJUDICANDO SEUS COLEGAS.
É UM DOS PEIXES MAIS POPULARES DO BRASIL, PRESENTE EM QUASE TODOS OS AÇUDES, LAGOS, LAGOAS E RIOS.
NAS REGIÕES QUE OFERECEM BOA ALIMENTAÇÃO É COMUM QUE ATINJAM 69 CM DE COMPRIMENTO, E ALGUNS EXEMPLARES EXCEDEM 2 KG DE PESO.
SUA PESCA É FEITA DE ANZOL, COM ISCA DE PEIXE OU CARNE; AS TRAÍRAS DE MAIS DE 1,3 KG SÓ COSTUMAM ATACAR ISCAS EM MOVIMENTO, COMO AS ARTIFICIAIS.
DEVE-SE TER CUIDADO AO MANIPULÁ-LA, POIS COSTUMA DAR MORDIDAS MUITO DOLOROSAS E QUE SANGRAM ABUNDANTEMENTE. É INDESEJÁVEL EM PISCICULTURA, POIS ALIMENTA-SE VORAZMENTE DE ALEVINOS E PEIXES JOVENS DE OUTRAS ESPÉCIES.
A TRAÍRA É TALVEZ O PEIXE MAIS ENCONTRADO NO BRASIL, POIS BASTA TER UM FIO DE ÁGUA PARA QUE ELA SE FAÇA PRESENTE.
A TRAÍRA É UM PEIXE VORAZ, BRIGUENTO, COMPLETAMENTE TERRITORIAL.POSSUI DENTES AFIADÍSSIMOS E TODO O CUIDADO É POUCO NO SEU MANUSEIO, POIS ALÉM DE TUDO ELA É EXTREMAMENTE LISA E ESCORREGADIA.
A TRAÍRA ESTÁ ATIVA QUANDO A ÁGUA ESTÁ QUENTE. ELA HABITA LOCAIS DE ÁGUA PARADA E COM VEGETAÇÃO AQUÁTICA ABUNDANTE.
SEUS DENTES SÃO MUITO AFIADOS.
SE VOCÊ ESTIVER PESCANDO COM ANZOL SIMPLES, ESTE DEVE PREFERENCIALMENTE SER DE PERNA COMPRIDA, POIS É UMA SEGURANÇA A MAIS.